Este site não é oficial da Associação Miyagui

festival

festival chinesO Festival das Estrelas – SãoPaulo Sendai Tanabata Matsuri é conhecido como maior festividade tradicional do Japão no Brasil, onde relata a Lenda de uma certa princesa Orihime e seu amado Kengyu podendo o casal encontrar uma vez por ano num dia do mês de Julho. Assim surge a Lenda e estória que neste dia as pessoas fazem pedidos e desejos no tanzaku (papeleta colorida) e amarra no bambu para que possa realizar os desejos.

festival

As ruas do bairro da Liberdade prestam homenagem ao lendário sentimento de amor e carinho entre Orihime e Kengyu, proporcionando para os visitantes uma beleza única e inesquecível com enormes enfeites suspensos de papel colorido que simboliza as estrelas do Tanabata, uma sensação de leveza e graça que as enormes caudas ao balanço do vento imitam os cometas cruzando o céu.

Data: 23 e 24 de Julho de 2011 (Sábado e Domingo)

23 de julho (sábado)
Abertura Oficial (14:30h)
Cerimônia de abertura- Praça da Liberdade (14:45hs)
Desfile e dança- Praça da Liberdade (15:30 às 20:25hs)
Concurso Miss Tanabata Yukata.
Realização dos Concursos: Desenho, Haiku, Tanka, Haikai, e enfeites.

24 de julho (domingo)
Apresentação de Shows (13 às 17:45hs)

Local: Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes.
Bairro: Liberdade – São Paulo – SP

A Lenda do Tanabata

Uma antiga lenda, criada há quatro mil anos e inspirada nas estrelas Vega e Altair, conta a estória de uma certa Princesa Orihime e seu amado Kengyu.

A Princesa Orihime era uma excelente tecelã e confeccionava a mais perfeita seda de que se tinha notícia. Preocupado com sua excessiva dedicação, o rei ordenou que ela se distraísse, dando passeios diários pelo reino. Em uma dessas ocasiões, Orihime conheceu o pastor Kengyu e os dois se apaixonaram.

Esquecendo-se completamente de suas obrigações, a princesa tecelã e o pastor dedicaram todo o tempo a esta paixão e por este motivo foram castigados, sendo transformados em estrelas e separados pela via láctea. Comovido com a tristeza do casal, o Senhor Celestial permite um único encontro anual entre os dois, num dia de julho.

Em agradecimento à dádiva recebida, o casal atende aos pedidos feitos em papéis coloridos (irogami) e pendurados em bambus (sassadake).


O Festival no Japão

Levada pela Família Imperial no inicio do século IX, a Cerimônia do Tanabata (Kikoden) sofreu alguns adaptações no Japão, com por exemplo, a substituição da seda por uma tradicional manifestação artística japonesa, o washi ou papel artesanal, n confecção dos enfeites, também denominados Tanabatas.nesta época, apenas a nobreza tinha acesso a esta comemoração.

A popularização do Festival teve inicio em 1946 com o objetivo de incentivar o povo japonês a ter forças para reconstituir o País depois da guerra.

Os enfeites eram pendurados em bambus, erguidos em vários pontos da cidade e naquele ano, apesar de todas as dificuldades, incluindo a falta de alimentos.

Foram erguidos 52 bambus em Sendai, capital da província de Miyagui. Com a visita do Imperador em 1947, este número subiu para 5.000 (cinco mil).


O Festival no Brasil

Este Festival foi trazida para São Paulo pela Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil     em 1979.  E cada vês mais se expande em todo o BRASIL.

HISTÓRICO

1975 – O então o presidente da Associação Miyagui Kenjin-kai do Brasil,Sr. Tetsuo Oohashi inicia as pesquisas para a realização do Festival das Estrelas em São Paulo.

1977 – O Sr. Oohashi faz uma visita às cidades de Sendai e Furukawa para  adquirir maiores conhecimentos sobre o festival no Japão.

1979 – É realizado o 1º Festival das Estrelas- São Paulo Tanabata Matsuri nos dias 02 e 03 de julho (Sábado e Domingo ), com a presença de uma comitiva de 100 pessoas provenientes da província de Miyagui, incluindo um grupo de técnicos que vieram exclusivamente  para dar suporte ao festival. Foram decorados 100 (cem ) bambus. O então o governador de Miyagui, Sr. Yamamoto e o prefeito de  Sendai, Sr.             Shimano vieram especialmente para esta comemoração.

1980 – A Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil leva o know how do Tanabata Matsuri para Pousada do Rio Quente.

1981 – Neste ano o festival foi realizado também em Goiás

1982 – O Miyagui Kenjinkai dá  suporte na realização do Festival em Assunção no Paraguai e Assai no Paraná

1985 – O Festival em São Paulo está em sua 7º edição e o presidente do Miyagui Kenjinkai é o Sr. Koichi Nakazawa. São realizados os primeiros concursos culturais, influenciados pelo fato de Date Massamune, Senhor feudal de Sendai no inicio do século XVII, ter sido um grande promotor da educação infantil através da valorização artística e o festival passa  a ser chamado de São Paulo Sendai Tanabata Matsuri- Festival das Estrelas. Visando a sustentabilidade do festival,iniciam-se as vendas de tanzakus e mini-tanabatas.

1989 – É realizada a primeira cerimônia xintoísta para a queima dos tanzakus.

1994 – Ribeirao Preto realiza o seu 1º Tamabata Matsuri que jpa está em sua 12º edição.

1998 – Em comemoração aos 90 anos de Imigração Japonesa no Brasil e 20º São Paulo Sen

tanabatapr10

View more posts from this author
One thought on “festival

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *